Cheios de saúde
Matéria publicada no Diário de SP em outubro de 2015.
Não foi só o ator Stênio Garcia que saiu bem na foto: idosos contam como é chegar à melhor idade em forma, em meio a várias atividades, e ter fôlego para deixar muito garoto cansado apenas de olhar.
As fotos do ator Stênio Garcia e sua mulher, Marilene Saade, divulgadas sem autorização na semana passada pelas redes sociais, mostraram que, apesar dos 83 anos de idade, o ator está em plena forma. Ele mesmo não teve problemas em admitir a sua virilidade. “A gente (ele e a mulher) brinca mesmo como todo casal saudável e não tenho problemas com isso”, afirmou. Stênio representa uma legião com mais de 60 anos e fôlego de garoto. É a geração saúde da terceira idade, cheia de disposição para fazer exercícios, passear e, inclusive, namorar.

Praticar exercícios físicos fez Marco Antonio ganhar até mais paciência.
O administrador de empresas Marco Antonio Elias, de 62 anos, corre entre 8 km e 9 km todos os dias e ainda dá uma passada na academia. “Minha mulher me acha maluco ”, brincou. “Sempre pratiquei esportes, mas com a idade a gente vai ficando mais parado”, contou. “Há cinco anos tive uma arritmia cardíaca causada por es- tresse. Quando fui fazer trata- mento, diminuí a quantidade de trabalho e comecei apenas a correr, algo que eu não fazia antes ”, contou. Na sua opinião, a atividade física o ajudou não só a se recuperar do problema no coração como também a enxergar a vi- da de outra maneira. “Ter disposição me fez mudar o trato com as pessoas e ganhar mais paciência para engolir alguns sapos ”, brincou.
O microempresário Camilo Bacha, 66, é outro exemplo de boa forma na terceira idade. Ao lado da mulher, ele costuma caminhar levando a filha, de apenas dez meses, no carrinho, quando não está correndo. “Se der, faço exercício sete vezes por semana ”, afirmou, enquanto o seu cachorro Camilito, que corre junto com o dono, se posiciona-va ao seu lado. A esta altura, diz, ele pretende mesmo é aproveitar o tempo restante para viver bem. “Sem – pre como um chocolate, tomo ‘algum negocinho’, mas sem abusar. A vida está acabando, então preciso tentar usufruir desse final.”
CUIDADOS
Quem pratica exercício físico precisa ficar de olho no rendimento – não para se gabar, mas prevenir eventuais problemas de saúde. “O idoso vai sentir uma diminuição de performance com a ida- de, mas ela não pode ser abrupta. Se for, aí é necessário investigar”, aconselhou Paulo Camiz, geriatra e professor do Hospital das Clínicas.
FIQUE DE OLHO NESSAS DICAS PARA VIVER BEM A MELHOR IDADE
Comece a fazer exercícios aos poucos
Segundo o médico Paulo Camiz, idosos com vontade de praticar esportes devem começar aos poucos para não provocar seque- las graves. “Se eu fosse escolher uma atividade para os idosos seriam exercícios para musculatura, já que precisará de força no dia a dia. De equilíbrio também”, disse.
Aprenda a mexer na internet
O Sesc Santana (Avenida Luiz Dumont Villares, 579) oferece de graça, até o dia 27 de outubro, o curso “Web Para Senhoras e Cavalheiros”. A aula é um módulo inicial e apresenta as principais instruções de uso de mouse, teclado e navegação na internet.
Saia de casa e vá dançar à noite
A Prefeitura de São Paulo oferece um baile, mensalmente, apenas para a “melhor idade”. A Secretaria de Esportes proporciona até um ônibus para facilitar o deslocamento. Nos eventos, os participantes ganham preservativos e dicas sobre proteção sexual. Informações: (11) 3396-6400.