A gerontologia consiste no estudo e abordagem do envelhecimento de uma forma ampla, não apenas médica como atua o geriatra (que é também um gerontólogo). A geriatria seria a área de atuação do médico gerontologista. A gerontologia engloba a geriatria e outras áreas mais.

Assim podemos ter um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta, um nutricionista, um advogado, um arquiteto ou outro profissional com curso superior considerado gerontólogo. Desde que tenha formação voltada para o envelhecimento na sua área de atuação. Perceba que não foram citados apenas profissionais da área de saúde. Sim a gerontologia é ampla.

Um arquiteto pode enfocar numa prevenção de queda ao adequar um ambiente em seu projeto. Um advogado pode se utilizar do estatuto do idoso e defendê-lo numa causa em que isto é ferido. Um fisioterapeuta ou um preparador físico pode atuar de forma a reabilitar e prevenir um desfecho negativo do envelhecimento.

No Brasil, a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) confere o título de gerontólogo a um profissional que atingir as exigências e qualificações necessárias para tal. Qualifique-se ou veja quem é qualificado e contrate seus serviços e melhore a vida para o idoso ao seu redor.

O que é a Geriatria?

Entenda o que é a Geriatria no vídeo com o médico geriatra Dr. Paulo Camiz: