O que é Noctúria?

Noctúria é o termo usado pelos médicos para se referir ao sintoma de diurese (fazer xixi) noturna. Algo que pode parecer simples, é extremamente complexo e pode ter um impacto enorme na saúde tanto de jovens como de idosos.

O impacto que uma noite mal dormida tem na vida de qualquer um é facilmente sentido. No dia seguinte: dificuldade de concentração e memorização, sonolência, irritabilidade, baixo rendimento, enfim, quem nunca passou por isso numa situação ou dia isolado? Agora, pensemos em pessoas que apresentam isso de uma forma diária e repetitiva e em como essa pessoa desempenha seus afazeres.

Causas da Noctúria

As causas são múltiplas e envolvem diversos sistemas. E consequentemente, os tratamentos também precisam de uma abordagem abrangente. Abaixo algumas causas:

  • Diabetes  palavra de origem grega que quer dizer sifão. Porque o indivíduo urina demais. Causa endocrinológica e tratamento: compensação do diabetes.
  • Insuficiência cardíaca – O sangue é filtrado principalmente a noite quando o individuo se deita e isso aumenta a produção de urina nesse período. Tratamento – ajuste das medicações cardiológicas.
  • Edema de membros inferiores – Também gera uma maior produção de urina no período noturno. Tratamento direcionado a causa do mesmo que envolve varizes, medicações e doenças que envolvam a retenção de líquido.
  • Bexiga hiperativa – Muito comum entre a população idosa e implica numa diurese constante e de baixa quantidade. A idéia é a mesma a de uma infecção urinária, só que a infecção responde a antibióticos e a bexiga hiperativa envolve uma série de abordagens nem sempre medicamentosas.
  • Apneia do sono – Causada por alterações anatômicas das vias aéreas e pelo excesso de peso. Tratamento envolve perda de peso e uso de dispositivos para manter as vias aéreas pérvias.

Enfim, muitas outras causas poderiam ser citadas, mas a conclusão é a mesma. Esse é apenas um exemplo de sintoma que não poderia ser tratado por um único especialista. A não ser que ele tenha a capacidade de transitar entre as diversas especialidades. Quem seria esse profissional? O seu clínico geral ou geriatra. Infelizmente “espécie” ameaçada de extinção… Mas que por esse e por outros sintomas que se apresentam através inúmeras causas, tem sua importância sendo redescoberta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *