O que são fraturas por osteoporose?

Fraturas por osteoporose também são conhecidas como fraturas por insuficiência e ocorrem devido a menor densidade óssea. Existem diversas causas para o aparecimento de osteoporose, sendo mulheres após menopausa a população mais acometida. São regiões comuns de fraturas por osteoporose: punho, úmero, quadril e coluna.

Osteoporose dói?

Não. Osteoporose em si não provoca dor. Entretanto, fraturas ósseas decorrentes de osteoporose podem ser muito dolorosas.

Quais sintomas de fratura por osteoporose?

Sintomas de fraturas por osteoporose podem ser variados. Algumas pessoas não apresentam queixas e podem até mesmo descobrir fraturas antigas acidentalmente ao realizarem exames por outros motivos.

Entretanto, a maioria das pessoas apresentarão dor intensa nas costas. A região dolorosa corresponde ao local da fratura, sendo a dorsal (meio das costas) e lombar (parte inferior das costas) locais mais comuns. Por fim, alguns pacientes com fraturas por osteoporose podem desenvolver deformidade do tipo corcunda.

Como é feito diagnóstico de fratura por osteoporose?

Para diagnóstico de fratura por osteoporose são necessários exames de imagem. Os exames mais utilizados são radiografias simples e tomografia computadorizada. Em algumas situações, pode ser necessário ressonância magnética para determinar se a fratura é aguda ou crônica.

Qual tratamento para fratura por osteoporose?

Tratamento de fraturas por osteoporose dependem dos sintomas. Frequentemente são necessárias medicações analgésicas e imobilização com coletes. O tipo e o tamanho do colete dependem da localização da fratura. Fraturas lombares podem ser tratadas com coletes baixos, enquanto fraturas torácicas requerem coletes maiores e rígidos. O tempo médio de tratamento com colete são três meses, períodos em que a fratura consolida (cicatriza). Além do tratamento da fratura, é fundamental tratamento medicamentoso da osteoporose.

Há cirurgia para fratura por osteoporose?

Sim. Cirurgia para fratura por osteoporose é indicada na falha do tratamento conservador, ou seja, quando não ocorre melhora dos sintomas. Outra indicação é achatamento ósseo progressivo. Existe opção cirúrgica minimamente invasiva que é colocação de cimento ósseo no interior da vértebra fraturada por meio de agulha. Não há necessidade de imobilização ou repouso após a cirurgia. Há dois tipos de procedimentos para essa finalidade, denominados vertebroplastia e cifoplastia.

Qual CID de fratura na coluna?

Os códigos CID para fratura na coluna mais utilizados são S22 e S32.

Fratura por osteoporose deixa sequela?

A maioria das fraturas por osteoporose não deixa sequelas. Contudo, algumas fraturas podem promover deformidade cifótica (tipo corcunda) ou, ainda, dor crônica.

Como evitar fratura por osteoporose na coluna?

Prevenção de fraturas por osteoporose pode ser feita evitando e tratando a perda de massa óssea. Há diversos tipos de terapias medicamentosas para essa finalidade. Tratamento medicamentosos de osteoporose podem ser feito por diversas especialidades médicas como ortopedia, geriatria, endocrinologia, reumatologia e ginecologia. Além disso, é fundamental reduzir risco de quedas em casa, por meio de medidas comportamentais.

Autor: Dr. Alberto Gotfryd

Mestre, Doutor e Pós Doutor em Medicina pela Santa Casa de São Paulo

Médico ortopedista especialista em coluna do Hospital Israelita Albert Einstein

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *